Institucional
Sobre O Museu
O Ponto de Memória Museu Virtual Professora Noêmia Lourenço da Silva foi fundado em 2020, durante o contexto desafiador da pandemia de COVID-19. Criado com o objetivo de preservar e compartilhar a história local, o Museu se destaca como um importante repositório de memórias e registros culturais da região. Localizado virtualmente, mas inserido simbolicamente na rota histórica que conecta os municípios de Condeúba, Cordeiros e Vitória da Conquista, o Museu abrange as regiões do Alto Sertão e do Sertão da Ressaca. Essas áreas são ricas em tradições e heranças culturais que atravessam gerações, e o Museu surge como uma plataforma essencial para a valorização e difusão desse patrimônio.
O nome do Museu é uma homenagem à professora Noêmia Lourenço da Silva, uma educadora que marcou a história local com sua atuação na educação e preservação cultural. Entretanto, o Museu vai além de apenas honrar sua memória. A proposta é muito mais ampla: preservar, conservar e disseminar a rica história dos povos e tradições locais, incluindo seus saberes orais, documentos escritos, iconográficos e objetos que retratam a vivência coletiva da região. O acervo não se limita a registros documentais, mas incorpora uma vasta gama de materiais, oferecendo um panorama profundo e diversificado sobre a história regional.
"Criado em meio à pandemia de COVID-19, em 2020, o Museu vai além da memória da educadora Noêmia Lourenço da Silva, buscando preservar, conservar e disseminar a história, a memória, os saberes orais, e os documentos escritos e iconográficos que estão intrinsecamente ligados à rota histórica, refletindo as vivências coletivas desses territórios."
-Yan Roberto Santos de Oliveira
Texto: Museu Virtual Professora Noêmia Lourenço da Silva: Da proposta à materialização
A Trajetória De Noêmia Lourenço Da Silva
Noêmia Lourenço da Silva nasceu em 5 de outubro de 1935, em Maceió, Alagoas, em uma família humilde. Filha de Maria Lourenço e de pai desconhecido, foi criada desde a infância em um internato de freiras, onde sua formação foi marcada pela disciplina e pelos valores religiosos. Nesse ambiente, Noêmia recebeu uma educação conservadora, que moldou seu entendimento de ensino e a influenciou ao longo de sua carreira pedagógica.
Noêmia iniciou sua trajetória como professora em Maceió, adotando uma abordagem pedagógica tradicional, centrada no ensino da tabuada, caligrafia, cultura cívica e orações. Seu método refletia os valores que aprendeu no internato, reforçando práticas pedagógicas conservadoras e estruturantes. Em sua vida profissional, enfrentou o desafio de ser alocada para os sertões da Bahia, uma região que carecia de professores com formação acadêmica.
Na década de 1960, com o cenário político-administrativo ainda fortemente influenciado por Condeúba, o prefeito de Condeúba, Antônio Andrade dos Santos (1968-1971), articulou uma parceria com o Governo do Estado da Bahia para enviar professores formados para o interior, especialmente para as regiões de Condeúba e Cordeiros. Foi nesse contexto que Noêmia chegou ao município de Cordeiros, onde sua prática pedagógica conservadora encontrou um ambiente influenciado pelos valores do coronelismo e do mandonismo.
Nessa época, a educação na região era marcada pela presença de professores leigos, ou seja, indivíduos sem formação acadêmica ou pedagógica adequada. O termo “leigo” vinha da tradição da Igreja Católica, referindo-se àqueles sem conhecimento especializado em determinadas áreas, incluindo o ensino. Noêmia, por sua vez, destacava-se nesse cenário, trazendo um modelo educacional mais estruturado e disciplinado, o que contribuiu para a transformação do sistema de ensino local.
Ao longo de sua carreira, Noêmia deixou um legado importante em Cordeiros, onde atuou como professora e ajudou a moldar o cenário educacional. Mesmo após sua aposentadoria, ela continuou a lecionar voluntariamente em uma instituição social em Ilhéus, cidade onde residiu até seu falecimento, em 20 de julho de 2006. Além disso, relatos orais indicam que Noêmia também atuou nas Sacramentinas de Vitória da Conquista, expandindo ainda mais seu impacto na educação baiana.
Sua trajetória educacional, marcada pelo compromisso com a formação de jovens e a promoção da educação em regiões carentes de infraestrutura e apoio pedagógico, reflete a complexa relação entre o poder local e o desenvolvimento da educação nos sertões da Bahia. O legado de Noêmia é uma representação dos desafios enfrentados pela educação rural, sempre permeada pelas influências políticas e culturais da época.