Museu Virtual Professora Noêmia Lourenço Da Silva
Objetos e Artefatos
Pasta executiva em couro, datada da década de 1990. O objeto foi doado por Manoel Messias Alves dos Santos, morador da cidade de Cordeiros – Bahia. A pasta é utilizada para o armazenamento e guarda de documentos e outros objetos, e representa um fragmento do cotidiano local. Acervo do Museu Virtual Profª Noêmia Lourenço da Silva.
Moringa em barro, datada do início do século XX. A peça é um achado arqueológico da cidade de Cordeiros – Bahia e representa um fragmento do cotidiano e da história local. A moringa, feita de barro e originada de saberes indígenas, é um utensílio usado para armazenar e servir água, mantendo-a fresca. Acervo do Museu Virtual Profª Noêmia Lourenço da Silva.
Máquina de costura de cor preta, datada da década de 1960, que pertenceu à moradora de Vitória da Conquista – Bahia, Fidelcina de Carvalho Silva (in memoriam). A peça foi doada pela família. Este objeto, utilizado para confecção de partes em tecidos, representa a importância do ofício da costura no cotidiano e na economia doméstica de sua época. Acervo do Museu Virtual Profª Noêmia Lourenço da Silva.
Quadro em moldura de madeira contendo uma fotopintura dos irmãos Valdemar e Nilson, datado aproximadamente da década de 1990, que pertenceu a Celina Maria da Silva Oliveira (in memoriam), moradora da Fazenda Peri-Peri, na cidade de Cordeiros – Bahia. O quadro foi doado ao Museu pela família. A peça representa fragmentos da família e cotidiano local. Acervo do Museu Virtual Profª Noêmia Lourenço da Silva.
Colher de madeira, datada aproximadamente da década de 1980, que pertenceu a Celina Maria da Silva Oliveira (in memoriam), moradora da zona rural, Fazenda Peri-Peri, na cidade de Cordeiros – Bahia. O utensílio foi pela família e é utilizado para preparos culinários. A peça simboliza fragmentos da gastronomia e do cotidiano local. Acervo do Museu Virtual Profª Noêmia Lourenço da Silva.
Coleção numismática com 379 moedas, inclui réis, cruzados, cruzeiros e centavos. E também moedas da Argentina e dos Estadas Unidos. O conjunto é um achado arqueológico riquíssimo que integra o Museu, e revela fragmentos do poder local. Acervo do Museu Virtual Profª Noêmia Lourenço da Silva.
Boneca de candeia em barro, feita pelo artesão Gessé Santos. A peça foi encomendada ao artista da Malhada de Areia, zona rural da cidade de Condeúba – Bahia, e representa um fragmento do saber ancestral indígena da comunidade. A boneca de candeia é uma peça utilizada para iluminar residências na cidade de Condeúba e região. Na tigela da boneca, coloca-se óleo de mamona e fios de algodão, servindo como candeeiro e objeto de decoração do lar. Acervo do Museu Virtual Profª Noêmia Lourenço da Silva.
Relógio em vidro contendo uma imagem de Nossa Senhora Aparecida, datado de aproximadamente da década de 1990, que pertenceu à moradora de Vitória da Conquista – Bahia, Fidelcina de Carvalho Silva (in memoriam). A peça foi doada ao pela família, e representa fragmentos do cotidiano e do catolicismo popular no sertão da Bahia. Acervo do Museu Virtual Profª Noêmia Lourenço da Silva.
Quadro com moldura em madeira, contendo uma gravura do cantor e compositor Waldick Soriano, datado da década de 1990. A peça foi doada por Maria José Marinho de Andrade (D. Zezé), atualmente residente em Vitória da Conquista – Bahia. O quadro representa um fragmento da cultura local da época. Acervo do Museu Virtual Profª Noêmia Lourenço da Silva.
Quadro lembrança em moldura de madeira contendo uma imagem de Senhor Bom Jesus da Lapa, datado da década de 1990, que pertenceu a Celina Maria da Silva Oliveira (in memoriam), moradora da Fazenda Peri-Peri, na cidade de Cordeiros – Bahia. O quadro foi doado pela família. A peça representa fragmentos do catolicismo popular no sertão da Bahia. Acervo do Museu Virtual Profª Noêmia Lourenço da Silva.
Quadro em moldura de vidro contendo uma imagem de Santo Antônio, datado da década de 1990, que pertenceu a Celina Maria da Silva Oliveira (in memoriam), moradora da zona rural, Fazenda Peri-Peri, na cidade de Cordeiros – Bahia. O quadro foi doado pela família. A peça representa fragmentos do catolicismo popular no sertão da Bahia. Acervo do Museu Virtual Profª Noêmia Lourenço da Silva.
Prato fundo de cerâmica, cor creme com faixa e rebordo castanho, datado da década de 1980. Doada por Roberto Soares de Oliveira (in memoriam), morador da Fazenda Barinha, para o Museu e representa um fragmento do cotidiano e culinária local da cidade de Cordeiros – Bahia. A peça serve para servir sopas, caldos, ensopados, cremes, dentre outros. Acervo do Museu Virtual Profª Noêmia Lourenço da Silva.